segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Semana 8 - Ferramentas cognitivas virtuais


Tarefa d – Sistematize as reflexões no seu blogue.


- No meu percurso como docente já experimentei diferentes ferramentas digitais, mas não posso dissociar a selecção das ferramentas de acordo com o contexto onde a Escola se insere.

- Das ferramentas que mais utilizo são as apresentações em power-point, mas sem as partilhar no slide-share, o blogue, o moodle, a dropbox, o youtube, o paint, e também posso incluir o mail, etc... Todas estas ferramentas permitem potenciar as competências metacognitivas e autorregulação das aprendizagens, nomeadamente o moodle, o blogue e a dropobox.

- Saliento o moodle, principalmente devido aos resultados obtidos no trabalho com os alunos, porque permite a autorregulação da aprendizagem, permitindo ao aluno seleccionar as melhores estratégias para obter sucesso. Os alunos constroem o seu conhecimento, porque proporciona uma maior interação entre o docentes e os alunos, sobretudo facilita a complementaridade com acesso a outro tipo de informação pertinente. Gostaria também de salientar o blogue, porque a partilha, mesmo quando a mesma é feita através dos comentários permite a auto-regulação, verificar a validade das estratégias seleccionadas, sobretudo o poder interrogar com ajuda do docente, ou então com ajuda dos seus pares ou com acesso a outra informação pertinente para o tema em estudo.

- Respondendo ao desafio de um mundo em constante evolução, o docente deve através da descoberta e da reflexão escolher o caminho para dar a melhor utilização às ferramentas digitais. As mesmas contribuem para as aprendizagens significativas, desenvolvendo a criatividade, o espírito crítico e na maioria das vezes são eficazes. Mas bastará utilizar as ferramentas digitais para se obter melhores resultados? Acrescentará um contributo motivacional para os alunos?
- O uso das ferramentas digitais, por si só não contribuirá para aprendizagens significativas, se o docente não alterar as metodologias de trabalho. As ferramentas digitais permitem outro acompanhamento dos alunos e facilita a pedagogia diferenciada, porque o acesso individual de cada aluno à informação possibilita definir planos de trabalho diferentes. Motiva os alunos para aprendizagem, permite o debate e a partilha de ideias.

- Mas as ferramentas digitais não podem e não devem assumir o lugar central da aula, porque o docente tem de ser um mediador, ou um facilitador entre o aluno e aprendizagem. Importante contribuir para que o aluno saiba escolher a estratégia mais adequada, não só numa visão de saber/saber, mas também no saber/fazer e sobretudo no saber/aprender.

- Sabemos que na obtenção de resultados significativos a motivação é um fator importante. O professor ao utilizar essas ferramentas consegue captar o interesse dos seus alunos contribuindo que a aprendizagem decorre num ambiente mais atractivo e facilitador. Mas a utilização das ferramentas digitais só cumprirão a sua função na totalidade com a participação ativa dos alunos.

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