segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Semana 6 - tarefa a

Que aventura a tarefa deste semana. pela primeira vez utilizei uma ferramenta da web para fazer um mapa concetual. Não sei, se o mesmo corresponde ao solicitado, mas que tive o prazer de o construir e sobretudo refletir sobre ele.
Em relação á primeira tarefa apresento aqui o meu contributo
a)
Trabalho de Grupo
Tema: A Europa e o Mundo no limiar do século XX
 Imperialismo e colonialismo: a partilha do mundo
Competências a focalizar
- Tratamento de informação/utilização de fontes;
- Utilizar a noção de multicausalidade no relacionamento da história portuguesa com a História europeia e mundial;
- Comunicar oralmente, defendendo uma ideia e/ou ponto de vista em debate subordinado ao tema,
Visão geral do tema da aula:
Nos finais do século XIX e inícios do século XX, a economia mundial era ainda dominada pela Europa.
Principais conceitos:
Colonialismo;
Imperialismo
Principais questões orientadoras:
Quais são as fases principais da evolução histórica e grandes momentos de rutura, decorrentes da disputa dos países europeus pela posse das colónias?
Distinguir as relações entre o passado e o presente, como situações e comportamentos da época que se alteraram e/ou permaneceram até à atualidade.
Desenvolvimento da aula:
1.º momento
A Turma é dividida em quatro grupos de cinco elementos, onde cada elemento é ordenado por um número de 1 a 5.
A cada grupo é entregue uma folha com pequenos documentos escritos e uma imagem da época que retratem a visão imperialista de um país previamente selecionado da seguinte lista:
Portugal;
Alemanha;
Grã-Bretanha;
França.
Será entregue também outra folha com um quadro – esquema que os alunos terão que preencher com as conclusões sobre a folha anterior.
Aos alunos será solicitado:
-tratamento da informação/utilização de fontes:
- seleccionar informação diversa e adequada aos conteúdos em estudo;
- formular hipóteses de interpretação de fatos históricos;
2.º momento
- Compreensão histórica:
- identificar e caracterizar fases principais da evolução histórica e grandes momentos de rutura.
- comunicar através da escrita, construindo narrativas, sínteses e críticas;
- comunicar oralmente defendendo uma ideia.
- Registo das conclusões obtidas no tratamento da informação/utilização de fontes.
Neste momento, o docente diz um número de 1 a 5 e o aluno com esse número vai para o grupo que se encontra a seguir ao seu de acordo com os ponteiros do relógio. Nesse novo grupo deverá apresentar as principais conclusões do seu grupo original, registar as questões dos seus colegas e verificar a recetividade à mensagem.
3.º momento
O elemento de regresso ao seu grupo original informa das conclusões tiradas na sua apresentação ao outro grupo. O grupo analisa e reformula, no caso de se justificar.
Proceder-se-á à discussão e correção das conclusões tiradas pelos diferentes grupos através de um diálogo vertical e sobretudo horizontal. Reflexão e avaliação conjunta dos resultados obtidos.
Apresentação à turma do trabalho final por cada grupo.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário